quinta-feira, 5 de abril de 2018

Bolo de Alfarroba com Laranja

Sou fã incondicional de alfarroba.
Tenho sempre uma embalagem de farinha de alfarroba em casa e procuro sempre novas formas de a cozinhar, para além das minhas bolachas preferidas.
Quando vi esta receita nem pensei duas vezes e pus mãos à obra.
E está mais que aprovada. 
Entrou diretamente para a lista dos meus bolos preferidos e não vão ser poucas as vezes que o farei.
Isto, claro, para quem gosta muito de alfarroba. No entanto a laranja dá-lhe um toque bem doce e sumarento que ficou uma delicia.


Ingredientes:

5 ovos
1 laranja inteira
100 ml de óleo
200 g de açúcar
100g de farinha de alfarroba
120g de farinha com fermento

Numa trituradora ou liquidificador colocar a laranja e triturá-la.
Bater os ovos inteiros com a açúcar e quanto estiver bem batido, juntar a laranja triturada.
De seguida acrescentar o óleo, e por último as farinhas.
Levar a massa numa forma untada e polvilhada com farinha ao forno pré-aquecido a 180º durante mais ou menos 30 minutos.

Não consegui tirar foto ao bolo inteiro. Roubaram logo uma fatia :)

 


Bom apetite!

17 comentários:

  1. Eu já fiz este e também gostei muito. Mas tenho de admitir que a alfarroba não é para todos. O meu marido não acha muita graça! Eu gosto e bem aplicada pode fazer doces deliciosos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que engraçado, hoje também publiquei um bolo de alfarroba,...tenho que experimentar este,...Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, sou da região das alfarrobeiras, por aqui faz-se de tudo com alfarroba, incluindo licores, sempre ouvi dizer o caroço da mesma também serve para medicação, também gosto de alfarroba, sempre a comi crua, apanhada depois de cair da árvore, já saboreou?.
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
  4. Eu também já tive farinha dessa cá em casa mas achei o sabor muito forte e não comprei mais. Mas suponho que dependa da receita. O bolo ficou com muito bom aspecto.

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto do sabor da alfarroba, desde que não seja utilizado em demasia! Gostei deste teu bolo. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar

Bolo de Aniversário

Não sou muito fã de festejar o meu aniversário. Quando era mais nova ainda fazia festa, com tudo o que tinha direito :) mas confesso que ...