sábado, 21 de abril de 2018

Empadão de Carne

Já fiz empadão de atum, de legumes, de soja, de alheira e de cogumelos...mas nunca tive feito o clássico: de carne.
Desta vez foi a opção escolhida e não me saiu nada mal.
Um prato que me faz lembrar a infância em casa da avó, quando adorava o empadão de carne que ela fazia.
Já não comia há anos e soube-me muito bem :)

Não há nada mais fácil.
Eu fiz batota e não fiz puré de batata. Sei que não é a mesma coisa, mas fiz o puré instantâneo e não ficou nada diferente do original. Não o fazendo sempre, uma vez não são vezes.
Portanto aqui nada difícil, basta seguir as instruções. Neste caso foi apenas preciso juntar água a ferver aos flocos e voilá, temos puré de batata.

Eu gosto de juntar uma camada de "verdes" ao empadão.
Em vez de colocar duas camadas de batata, coloco apenas uma em cima e a camada de baixo coloco normalmente espinafres salteados, mas fica igualmente bom com bróculos ou grelos por ex.

Depois estufei carne picada:
Num tacho coloquei uma cebola picada com 2 dentes de alho e deixei refogar em azeite.
Quando ficou loirinha adicionei 3 tomates sem pele, bem maduros e deixei estufar. Reguei com água e deixei ferver. Passei tudo pela varinha mágica e juntei um copo de vinho branco.
Adicionei a carne de vaca picada e 6 rodelas de chouriço de carne picadas.
E deixei estufar.
Temperei com sal, pimenta e ervas de provence.
Quando tudo ficou cozinhado foi só montar o empadão.

A primeira camada foi de espinafres, a segunda de carne e a última o puré.
Bati dois ovos e pincelei toda a camada.
Levei ao forno a 210º até ficar bem douradinho.

Antes de ir ao forno

Já pronto a servir

Bem douradinho



Bom apetite.

1 comentário:

Bolo de Aniversário

Não sou muito fã de festejar o meu aniversário. Quando era mais nova ainda fazia festa, com tudo o que tinha direito :) mas confesso que ...