sábado, 10 de fevereiro de 2018

Rolo de cenoura

Adoro bolos de cenoura.
Tenho memória de ser criança e da minha mãe fazer imensas vezes um rolo de cenoura que eu adorava. No outro dia olhei para umas cenouras que tinha em casa e não resisti a revisitar sabores antigos, por isso fui vasculhar o caderno de receitas da mamã à procura da dita cuja.
Encontrei e pus mãos à obra.

Ficou maravilhoso e transportou-me imediatamente para as tardes de sábado em casa, quando chegava da catequese e a minha mãe tinha este rolo à minha espera para lancharmos.

Claro que falhei onde a minha mãe é eximia...a enrolar o rolo que ficou torto.
Vou ter que ter aulas de enrolar rolos e tortas com a mãe para que o aspeto condiza com o sabor, porque esse de torto não teve nada.

Ingredientes:
500g de cenoura cozida
400g de açucar (eu pus metade e ficou doce na mesma, acho que é suficiente)
raspa e sumo de uma laranja
3 colheres de sopa de farinha com fermento
4 ovos

Cozer as cenouras e fazer puré.
Juntar o açúcar, a raspa e o sumo de laranja e os ovos inteiros.
Bater.
Juntar depois a farinha e bater até ficar bem misturado.

Deitar a massa numa forma retangular forrada com papel vegetal, untado com manteiga e farinha.
Levar ao forno cerca de 20 minutos a 180º
Depois de verificar se a torta está cozida, deita-se a torta sobre um pano polvilhado com açúcar e retira-se o papel vegetal, polvilhando com canela e açúcar.
Logo de seguida e enquanto está quente, enrola-se até ficar bem enroladinho com a ajuda do pano.




Bom apetite!


3 comentários:

  1. Esta torta é deliciosa! Também me faz recuar no tempo quando ficávamos a ver a nossa mãe a enrola lá na perfeição ! Que saudades. Vou fazer uma Diana.bj

    ResponderEliminar

Bolo de Aniversário

Não sou muito fã de festejar o meu aniversário. Quando era mais nova ainda fazia festa, com tudo o que tinha direito :) mas confesso que ...